APAE de Campo Limpo Paulista convida para apresentação de teatro

APAE de Campo Limpo Paulista convida para apresentação de teatro

O Grupão, Grupo de Teatro da APAE de Campo Limpo Paulista, convida todos os amigos do movimento apaeano para a peça teatral Voando com Ícaro - Uma fascinante viagem à Grécia Antiga. A apresentação será no dia 1º de abril, sexta-feira, no Espaço Paraíso, em Campo Limpo Paulista.

 

Os ingressos para a apresentação estão sendo vendidos a R$ 20,00 na APAE e pela internet. Toda a renda será destinada ao grupo. A apresentação terá início às 20 horas. Às 19 horas será realizado um coquetel para os presentes.

 

Mais informações: 11 4812-8021 ou 11 97208-8962

 

 

Inspirada na mitologia de Ícaro, a peça retrata toda a trajetória do jovem desde a prisão dele e do pai no labirinto aos voos altos instigados pelo desejo de liberdade. “A intenção da peça é abordar a mitologia grega, um tema tão complexo, de maneira acessível a qualquer pessoa”, revela a coordenadora da companhia, Cristiane Zanetti.

 

Composto por 18 atores assistidos da APAE, o elenco da peça é formado por pessoas com deficiência intelectual, com Síndrome de Down e uma jovem autista. De acordo com Cristiane, assim como as demais produções da companhia, os atores participaram efetivamente de todo o processo de elaboração e construção da peça, tanto cênica quanto textual. “A preparação da peça durou cerca de seis meses. Durante esse período, nos debruçamos em torno do processo de produção e construção do espetáculo. E este trabalho de pesquisa, estudo e preparação dos atores favorece a composição dos seus personagens”, disse.

 

Paralelamente, a companhia iniciou o trabalho de preparação corporal e musical do elenco. “A partir disso, iniciamos os ensaios, separamos inicialmente o elenco em núcleos para que pudéssemos trabalhar de maneira mais pontual, e, posteriormente, com os contornos da peça mais definidos, começamos os ensaios gerais”, explica Cristiane, destacando o trabalho minucioso do espetáculo.

 

Segundo a coordenadora, o contato com as atividades de leitura e escrita representam avanços significativos no processo de alfabetização desses assistidos. “Acreditamos que isso favorece o trabalho de pesquisa, estudo e preparação dos atores na composição dos seus personagens”.

 

As conquistas por meio do teatro

 

Fundado em 2008, o grupo já recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor espetáculo com as peças “No tempo dos faraós” e “Chapeuzinho nordestina, mulher macho sim senhor”. Esses trabalhos, premiados pelo Festival de Teatro Estudantil, contribuíram para a consolidação do grupo, que conta também com um incentivo para lá de motivador. “Os pais reconhecem a relevância do trabalho do ‘O Grupão’ e são nossos maiores incentivadores, participando de todo o processo desde os bastidores à composição da plateia”, comenta Cristiane.

 

Além de incentivar o futuro artístico do elenco, o teatro da APAE de Campo Limpo aumentou potencialidades, demonstrando a importância de trabalhar em grupo. “No decorrer dos últimos anos, pudemos notar que os pensamentos, modo de ver, percepção e a cognição dos atores assistidos foram ampliados”, destaca a coordenadora, acrescentando que, assim como Ícaro, o Grupão deseja voar cada vez mais alto.